O vice-presidente José Alencar apresenta estado de saúde estável e passa por uma sessão de diálise nesta sexta-feira, segundo último boletim médico divulgado no início da tarde pelo hospital Sírio-Libanês. "O paciente apresenta-se estável, com sangramento intestinal controlado até o momento", diz a nota.
De acordo com o médico Raul Cutait - que integra a equipe que acompanha o vice-presidente -, Alencar passa nesta sexta-feira por uma sessão de diálise. "Ele está sendo submetido a uma seção de diálise para a retirada de um excesso de água e tem uma convalescença dentro do esperado"
Luta contra o câncer
Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.
Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu na última quarta-feira, quando Alencar foi internado no Sírio-Libanês em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave.