BELO HORIZONTE - Subiu para 14 o número de mortos em Minas Gerais em decorrência das chuvas que atingem o estado desde novembro. As quatro novas vítimas, entre elas um bebê de menos de um ano, são todas do município de Mantena, de acordo com o segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira pela Defesa Civil mineira.
Já são 39 os municípios que decretaram situação de emergência. São 66 os municípios afetados e 29 feridos nas enchentes dos últimos dias. Há mais de 10 mil desalojados e 907 desabrigados. Entre as mais de 3 mil casas danificadas, 114 foram completamente destruídas.
As pontes também cederam à força das águas. Até a manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil contabilizava 263 pontes danificadas e 48 destruídas. Entre os mortos, oito vítimas foram soterradas, enquanto as outras duas perderam a vida após serem arrastadas por enxurradas em Belo Horizonte e em Santa Maria do Suaçui.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais em Minas Gerais. A situação de emergência já foi reconhecida pela Defesa Civil nos municípios de Cuparaque e Coração de Jesus, que sofreram com enchentes.
A Climatempo prevê chuva na Zona da Mata e no Triângulo de Minas nesta quinta e sexta-feiras. No sábado, deve chover no centro-sul do Estado, e a previsão é de chuva a qualquer momento do domingo e da segunda-feira no centro-oeste de Minas Gerais.
A Defesa Civil mineira alerta para uma frente fria que deverá ficar estacionária no estado de Minas Gerais justamente entre 29 de dezembro de 2010 e 3 de janeiro. As chuvas deverão ser mais intensas nas regiões dos Vales do Rio Doce(Ipatinga, Governador Valadares e Caratinga), Mucuri, Campo das Vertentes, Baixo Jequitinhonha e Zona da Mata.