A Defesa Civil do Espírito Santo informou na tarde desta quinta-feira que mais de sete mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas que atingiram o Estado desde a noite de domingo. Pelo menos 32 municípios foram afetados pela enxurrada e cinco pessoas morreram em Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro e Afonso Cláudio.,/p>
De acordo com as informações desta tarde, em todo o Estado aproximadamente 811 pessoas estão desabrigadas e precisaram se alojar em abrigos públicos. Outras 6.234 encontram-se desalojadas e seguiram para as residências de parentes ou amigos. Segundo a Defesa Civil, nesta quinta-feira foram contabilizados diversos registros de alagamentos de casas e ruas, deslizamento de encostas, interdição de estradas e rodovias.
No interior do do Espírito Santo foram afetados os municípios de Linhares, Itapemirim, Nova Venécia, São José do Calçado, Apiacá, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Itarana, Itaguaçu, Muqui, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá, Laranja da Terra. Na Grande Vitória foram registrados ocorrências em Vila Velha, Viana, Vitória, Cariacica e Serra. Em Fundão o rio aumentou seu nível em 2,20 m e a Defesa Civil local está em alerta.
O governo estadual informou que foram disponibilizados materiais para assistência humanitária. Segundo a Defesa Civil, foram enviadas cestas básicas, cobertores, colchões e kits de limpeza para atender a população de Ibatiba, Bom Jesus de Norte, Muqui, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Cariacica.
Vítimas das chuvas
De acordo com a Defesa Civil, em Cachoreiro de Itapemirim, uma pessoa foi arrastada pela água em uma rua no centro da cidade. Em Jerônimo Monteiro, a vítima não resistiu à correnteza ao passar por uma ponte. Em Afonso Cláudio, uma residência com cinco pessoas foi soterrada por um deslizamento de terra. Duas pessoas conseguiram escapar a tempo, mas as outras três foram retiradas dos escombros já sem vida.