Instituições terão acesso aos resultados do Enade 2009 nesta sexta-feira

BRASÍLIA - A partir desta sexta-feira, as 1.695 instituições de educação superior que tiveram cursos avaliados no ano passado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terão acesso preliminar aos indicadores de qualidade. Cada instituição poderá conferir apenas os próprios dados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receberá os pedidos de reconsideração a partir de terça-feira e o prazo vai até 3 de dezembro.

Entre os indicadores está o conceito Enade, indicador da diferença entre desempenhos observado e esperado (IDD), conceito preliminar de curso (CPC) e índice geral de custos da instituição (IGC). Todos eles só serão abertos a consulta pública depois do período para pedidos de esclarecimento, análise e reconsiderações.

Em 2009, foram avaliados 6.804 cursos das áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também foram aferidos os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as informações estarão disponíveis no sistema e-mec para consulta por meio de senha encaminhada aos pesquisadores institucionais cadastrados.