Ministra francesa da Economia vem a Brasil entregar medalha a Lula

 

A ministra da Economia francesa Christine Lagarde virá na sexta-feira ao Rio de janeiro para um encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante o qual abordará prioridades da presidência francesa do G20 e a negociação comercial UE/Mercosul, informou o Ministério francês da Economia nesta quinta-feira.

Durante o encontro, será entregue o prêmio de "personalidade França Brasil 2010" ao presidente brasileiro concedido pela Câmara de Comércio França-Brasil, uma instituição fundada em 1900. Lagarde vem "a pedido de Nicolas Sarkozy" e será portadora de uma "mensagem em vídeo" do presidente francês.

Ao longo da reunião com Lula, Lagarde deve discutir "as prioridades da presidência francesa do G20, principalmente em matéria de reforma do sistema monetário internacional, e a negociação do acordo de livre comércio UE-Mercosul", acrescentou.

A França, disse ainda, "pleiteia um acordo ambicioso e equilibrado entre UE e Mercosul", uma comunidade econômica que reúne Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

No entanto, vários países europeus, incluindo a França, temem as consequências de um acordo comercial com o Mercosul, principalmente para o setor agrícola deles.

Paris e Brasília estão unidos há dois anos em uma parceria estratégica que cobre todos os domínios da relação bilateral.

O avião Rafale da francesa Dassault concorre com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab na assinatura de um contrato bilionário com o Brasil.

Ouvido sobre este ponto, o Ministério da Economia francês recusou-se a fazer comentários.