Volta a chover em parte do Amazonas depois de um longo período de seca

As fortes chuvas que atingem a Região Norte do país, depois de um longo período de seca, devem continuar durante o fim de semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o oeste e norte do estado do Amazonas deverão ter chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas.

“O registro de chuvas intensas e repentinas será mais frequente nas próximas semanas”, disse o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Lucas Mendes. Ele explicou que o período chuvoso é normal nesta época do ano na região. 

Essa semana começou com 13,0 milímetros, na última segunda-feira (8). “A média do volume de chuvas para os próximos dias está prevista para acima de 19,0 milímetros, bem acima do normal que está em torno de 12,0 à 19,0 milímetros”, afirmou Mendes.

Com ventos vindos das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul (CZAS), nos meses de julho, agosto e setembro, “tínhamos ventos de alta pressão, que trouxeram nuvens carregadas e bem frias. Em decorrência destes fortes ventos, essas frentes frias que estão na área Sudeste ajudam a ativar a instabilidade da nossa região [amazônica]”, completou.

Com a volta das chuvas, o nível dos rios começa a subir, mas, de acordo com a Defesa Civil, o início das chuvas no estado não significa o fim da seca.