Colégio da Bahia vence prêmio "Destaque Brasil"

 

O Colégio Estadual Casa Jovem, de Igrapiúna, na Bahia, recebeu o prêmio "Destaque Brasil", maior nível dentro do Prêmio Gestão Escolar, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários da Educação, Undime e Unesco, em cerimônia realizada nesta semana.

Todas as escolas públicas estaduais e municipais podem participar do prêmio. Inscreveram-se este ano 2.375 escolas. Chegaram à final escolas do Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Minas Gerais e Santa Catarina, além da Bahia. A vencedora recebeu R$ 15 mil.

O Colégio Estadual Casa Jovem atende a 772 jovens matriculados no Ensino Fundamental e Médio, e oferece cursos profissionalizantes e de educação digital para capacitação ao mercado de trabalho. Sua infraestrutura conta com laboratórios de informática, auditório, cozinha industrial, biblioteca, quadra poliesportiva e dez salas de aula. Também possui um grupo de teatro com 18 integrantes, além de criar e organizar outras atividades complementares.

O diretor da escola, Francis Nascimento, disse, ao receber o prêmio, que a conquista "é a demonstração de que o sistema de governança, em que parcerias entre governo, terceiro setor e organizações privadas podem fazer a diferença na educação pública".

O clégio, em 2010, realizou a primeira edição da Oficina de Educação Ambiental, sob as temáticas do cuidado com o lixo e a preservação das nascentes e matas. Além dos estudantes do Ensino Médio, também participaram agentes comunitárias de saúde.