UNE e UBES lançam central de reclamações sobre o Enem

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) lançaram na noite desta segunda-feira uma central de denúncias sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o estudante que se sentiu lesado possa fazer sua reclamação. A central vai funcionar pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (11) 2771.0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Segundo a assessoria de imprensa da UNE, a central começou a funcionar efetivamente nesta terça e nas primeiras horas recebeu 250 e-mails e 10 telefonemas. "A maioria das denúncias feitas até agora reclamam da prova com gabarito invertido e de estudantes que foram vistos usando celular". Uma análise mais apurada será realizada ao fim do dia, informou a entidade.

Ainda de acordo com a assessoria, "a partir desse levantamento é que os movimentos estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010".

Em nota oficial, a UNE e a UBES lamentam a forma como o MEC tratou falhas do Exame pela rede social Twitter, criticam a troca de gabaritos e os erros nas impressões, exigem a imediata retratação pública do Ministério da Educação e a garantia de que os estudantes prejudicados possam refazer o exame.

No primeiro dia de prova, o MEC postou em seu perfil no microblog: "Alunos q já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los".