Sul e Sudeste têm dia ensolarado; no Norte e no Nordeste, chuva

    SÃO PAULO - A frente fria que ainda se afasta lentamente da costa do Nordeste e o ar quente e úmido que chega do Norte estimulam a formação de nuvens carregadas em quase todas as regiões nordestinas. As nuvens tropicais formadas por este ar quente e úmido estão espalhadas por quase todo o Norte do Brasil e também no centro-norte de Mato Grosso. A entrada de umidade marítima forma muitas nuvens no Rio e no Espírito Santo. Nos estados do Sul e do Sudeste, uma grande massa de ar seco impede a formação de nebulosidade.

Sul
Áreas de instabilidade que se deslocam do norte da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil fazem o sol aparecer fraco e chove no oeste e sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. No norte, centro e leste do Paraná e no leste de Santa Catarina, o sol brilha forte, algumas nuvens se formam, mas não chove. Nas outras áreas da Região, o sol aparece forte, as nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite em alguns pontos.

Sudeste
Na sexta-feira, o ar seco se espalha pelo Sudeste. O sol brilha forte desde cedo, algumas nuvens se formam, mas não chove. Faz calor à tarde na maioria das áreas. Pela manhã, nevoeiro em algumas cidades.

Nordeste
Dia encoberto com chuva no Recôncavo e região de Ilhéus, na Bahia. Sol fraco e pancadas de chuva nas outras áreas da Bahia, em Sergipe, Alagoas, sertão de Pernambuco e no sul do Maranhão e do Piauí. No norte do Maranhão e do Piauí, no centro-norte do Ceará, no Rio Grande do Norte e no leste da Paraíba, o dia será de nuvens, mas sem chuva.

Norte
O sol aparece, as nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva à tarde no Amapá, sul de Rondônia e também no norte, na Grande Belém, na Ilha de Marajó, no nordeste e no litoral do Pará. Nas demais áreas da Região Norte, o céu fica com muitas nuvens, ocorrem alguns períodos de sol e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia. Essas, podem ser mais fortes no período da tarde, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em algumas cidades da Região.

Centro-Oeste
O sol aparece e chove no final do dia em algumas cidades do oeste e sul sul mato-grossense. Nas outras áreas de Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás, sol forte, sem chance de chuva. Nas outras áreas da Região, o sol aparece, as nuvens aumentam ao longo do dia e acontecem pancadas de chuva, sobretudo à tarde.