Amazonas reforça envio de remédios a municípios atingidos pela secas

O governo do Amazonas está reforçando o estoque de medicamentos nos municípios atingidos pela seca, com o envio de estojos de atenção básica para cidades isoladas pela vazante dos rios. Os medicamentos estão sendo transportados de helicóptero.

De acordo com o secretário estadual de Saúde do Interior, Evandro Melo, os estojos contém, principalmente, medicamentos para reidratação oral, por causa do grande número de casos de diarreia entre os ribeirinhos. Na próxima semana, helicópteros da Defesa Civil e do Exército também começarão a distribuir 10 mil filtros de água para comunidades do Alto Juruá, Alto Solimões e Alto Purus, incluindo aldeias indígenas.

Segundo Melo, todos os anos, no mês de março, o governo envia medicamentos suficientes para o período da vazante dos rios, quando muitos municípios ficam isolados. Este ano, no entanto, a seca foi mais severa e os estoques estão sendo renovados. “Estamos verificando os estoques para reabastecer os municípios que precisarem. Enquanto houver necessidade, o estado vai disponibilizar mais medicação”, afirmou.