MS: preso em Corumbá homem que roubou carro-forte na Alemanha

Roubo de um milhão de marcos ocorreu em 1990

      CAMPO GRANDE - O alemão Andreas Michael Leyendecker, condenado por roubar um carro-forte com um milhão de marcos na Alemanha, em 1990, foi preso nesta segunda-feira pela Polícia Federal, em Corumbá, interior do Mato Grosso do Sul. O alemão, que era procurado pela Interpol, foi detido quando tentava entrar no país utilizando sua identidade verdadeira. Em 2005, Andreas chegou a roubar outro carro-forte na Alemanha, carregado com 300 mil euros.

O Superior Tribunal Federal havia decretado a prisão preventiva e a extradição de Andreas em 9 de março deste ano, e a Polícia Federal intensificou o monitoramento da fronteira com informações de que ele estaria na Bolívia.

É a segunda vez que o alemão tenta usar o Brasil como refúgio. Ele já havia fugido para o Brasil em 1992, mas foi preso no Rio de Janeiro e extraditado para a Alemanha no ano seguinte. Julgado e condenado em seu país de origem a 5 anos e três meses de prisão, Andreas voltou a escapar da prisão um ano e três meses depois, reincidindo no crime em 2005.

Andreas está detido no presídio de Corumbá, onde aguarda sua segunda extradição para a Alemanha.