Metade sul do país tem dia nublado e chuvoso; no Nordeste, sol e calor

     SÃO PAULO - Uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical avança pelo centro-sul do Brasil, deixando nuvens carregadas de chuva espalhadas entre o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás, no sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Já em todo o Nordeste, no Tocantins, em Roraima, no Amapá e no leste do Pará a presença de uma forte massa de ar seco e quente inibe a formação de instabilidades.

Sul
As áreas de instabilidade e a frente fria se afastam do Sul, mas venta forte em todo o leste da Região, o que favorece a formação de muitas nuvens, deixa o mar agitado e fecha o tempo do leste gaúcho, região da capital ao sul catarinense. Nas demais áreas da Região, o sol aparece entre nuvens, faz frio, mas não há previsão de chuva.

Sudeste
A frente fria continua a avançar pela Região. Céu nublado e chuva no centro-sul do Rio de Janeiro, no litoral paulista e no sul e na zona da mata de Minas Gerais. No oeste e região central de São Paulo não chove e faz sol. Não chove e faz sol também no centro-norte mineiro e norte capixaba. Nas demais áreas de Minas Gerais, de São Paulo e do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o céu fica com muitas nuvens, acontecem aberturas de sol e chove ao longo do dia.

Centro-Oeste
O ar mais frio avança pela Região. No Mato Grosso do Sul não chove, mas o dia começa com muitas nuvens e o tempo abre ao longo do dia, com temperatura amena. A temperatura cai um pouco e chove várias vezes ao longo do dia no sul e no sudoeste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso e de Goiás e no DF, o sol aparece em meio a muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva.

Nordeste
Na sexta-feira, o Nordeste continua com muito sol e calor. O ar seco que cobre grande parte da Região diminui a umidade e as condições para chuva. No litoral leste nordestino, algumas nuvens se formam, mas não chove e a temperatura segue alta.

Norte
O tempo fecha no sul de Rondônia, onde chove o dia todo e a temperatura cai. No Amazonas, no Acre e nas demais áreas de Rondônia, as pancadas de chuva acontecem intercaladas com períodos de sol. No Tocantins, no Amapá, em boa parte de Roraima e no centro-leste e norte do Pará, o tempo segue seco, com sol entre algumas nuvens, mas sem chuva. Chuva isolada à tarde em Belém e sul de Roraima.