Confira o que abre e fecha em São Paulo no feriado

     SÃO PAULO - Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida, os supermercados funcionam em horário normal e os bancos abrem apenas na segunda-feira em São Paulo. Os serviços de saúde não sofrem alteração, assim como as atividades culturais e os parques de lazer. Não haverá aula nas creches e nas escolas municipais. Veja o que abre e fecha na capital paulista de sábado a terça-feira:

 

Prefeitura e subprefeituras

Sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira: o expediente foi suspenso nas repartições municipais. Os postos de atendimento das subprefeituras encerram o expediente na sexta-feira e só retornam na quarta-feira

 

Abastecimento
Sábado, domingo e segunda-feira: os sacolões e mercados funcionam em horário normal. No fim de semana, as feiras livres abremno horário habitual. No dia 11 não serão realizadas feiras livres.
Terça-feira: Os mercados Central Leste, Guaianases, Vila Formosa e Teotônio Vilela abrem das 7h às 13h. O Pirituba, das 7h às 14h, o Kinjo Yamato, das 7h às 15h; o Ipiranga, Penha, Sapopemba e o Tucuruvi, das 8h às 13h; o da Lapa, o Paulistano (Central), o de Santo Amaro e o São Miguel não funcionam.

Os sacolões Brigadeiro e Cohab Adventista atenderão das 7h às 13h; Lapa, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó, das 7 às 15h; Bela Vista, Butantã, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Piraporinha, Rio Pequeno, Santo Amaro, São Miguel e Cidade Tiradentes, das 8 às 14h.

 

Assistência Social
Sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira: os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas. Estarão abertas as Casas de Acolhida, a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (Cape), os Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas) e os Centros de Acolhida (antigos albergues).

O Centro de Referência de Cidadania do Idoso (Creci), a Loja Social, o Restaurante-Escola, os Centros para Criança e Adolescente, o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social não funcionam.

 

Bibliotecas
Sábado: as bibliotecas de bairro funcionam normalmente. A Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Monumento da Independência, Museu do Teatro Municipal e Centro Cultural São Paulo abrem das 9 às 17h. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre normalmente. A Divisão do Arquivo Histórico abre das 9 às 17h.
Domingo: abrem as bibliotecas Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Monteiro Lobato. A Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Monumento da Independência, Museu do Teatro Municipal e Centro Cultural São Paulo abrem das 9 às 17h. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre normalmente.
Segunda-feira: todas as bibliotecas estarão fechadas. As Casas Históricas, Museu Teatro Municipal e os Centros Culturais não funcionam.
Terça-feira: todas as bibliotecas são fechadas. A Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Monumento da Independência, Museu do Teatro Municipal e Centro Cultural São Paulo abrem das 9 às 17h. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abre das 10h às 18h.

 

Educação
Sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira: não haverá aulas na rede municipal de ensino, mas os Centro de Educação Unificado (Céu) abrirão para atividades culturais, lazer e esportes. As creches não funcionarão.

 

Esportes
Sábado, domingo e terça-feira: as atividades de recreação e esportes nos Clubes da Cidade serão realizadas nos horários habituais.
Segunda-feira: os Clubes da Cidade ficarão fechados.

 

Saúde
Sábado: o serviço de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abre das 7h às 19h. Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades ficam fechadas.
Domingo: o serviço de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abre das 7h às 19h. Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades ficam fechadas.
Segunda-feira e terça-feira: os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente. Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades ficam fechadas.

 

Bancos
Sábado e domingo: não há expediente.
Segunda-feira: o horário de funcionamento será normal.
Terça-feira: Não há expediente bancário. As contas com vencimento nesse dia poderão ser pagas no dia seguinte sem incidência de juros ou multa.

 

Correios
Sábado: as agências que costumam abrir aos sábados funcionarão. O Centro de Atendimento dos Correios funciona normalmente em todos os dias das 8h às 22h. As informações podem ser obtidas pelos telefones 3003 0100 (capital e região metropolitana) e 0800 725 7282 (demais localidades).
Domingo: a agência dos Correios Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 7h30 às 22h30. Demais unidades estarão fechadas.
Segunda-feira: as agências abrem normalmente.
Terça-feira : a agência dos Correios Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 7h30 às 22h30. Demais unidades estarão fechadas.

 

Shoppings
Sábado e domingo: a maioria dos shoppings da capital paulista funciona das 10h às 22h.
Segunda-feira: a maioria dos shoppings da capital paulista funciona das 14h às 20h e as praças de alimentação abrem a partir das 12h.
Terça-feira: o horário adotado pela maioria dos shoppings é das 14 às 20h, e o funcionamento das lojas é facultativo.

 

Trabalho
Sábado e domingo: o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), CAT Móvel e São Paulo Confia funcionam normalmente das 8h às 13h.
Segunda-feira: o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e CAT Móvel permanecerão fechados durante o feriado. Apenas as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia, que se encontram fora dos CATs, atenderão normalmente na segunda, das 9h às 18h.
Terça-feira: O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), CAT Móvel e São Paulo Confia permanecerão fechados durante o feriado.

 

Meio Ambiente:
Todos os parques da cidade estarão abertos à população.

 

Rodízio de veículos
Sábado e domingo: o rodízio de veículos não é realizado nesses dias.
Terça-feira: estará suspenso. Veículos com placas que terminem em 3 e 4 estarão liberados para circular.

 

Metrô
Sexta-feira:para atender as pessoas que deixarem a cidade, o Metrô reforçará a oferta de viagens na noite de sexta-feira nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).
Sábado e domingo:o Metrô operará normalmente, sem alterações.
Segunda-feira: a fota em circulação será igual aos demais dias de semana.
Terça-feira: a frota de trens em operação será igual à que circula em um domingo típico.
Quarta-feira: para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As linhas 1 e 3 começarão a atender às 4h e a Linha 2-Verde, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40. Devido à antecipação da operação comercial, serão oferecidas mais viagens aos usuários.

 

CPTM
Serão feitas intervenções de manutenção e obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas. Os trabalhos são programados para esse período para minimizar os impactos na operação, uma vez que nesses dias há uma significativa queda na demanda de usuários. A CPTM manterá trens em prontidão, que poderão ser inseridos na operação em caso de necessidade.

 

Ônibus
Segunda e terça-feira: as linhas gerenciadas pela EMTU-SP circularão com programação normal de dia útil no próximo dia 11 de outubro, véspera do feriado. Na terça-feira haverá redução de 50% nas viagens oferecidas, como ocorre aos domingos.

 

Parques
Sábado: o parque Ibirapuera funciona normalmente.
Domingo, segunda-feira e terça-feira:o Parque Ibirapuera receberá programação especial com um playground inclusivo, voltado para crianças cadeirantes, cegas ou surdas, localizado próximo à Marquise e ao Auditório. Também serão realizadas atividades entre às 14h e 17h.