Chove no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesta quinta-feira

      SÃO PAULO - Grandes áreas de instabilidade se formaram sobre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina e avançam, nesta quinta-feira, para o Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, essa instabilidade tende a formar uma nova frente fria ao longo do dia e não se descarta chuva e vento fortes em toda a Região Sul. No Sudeste a instabilidade persiste principalmente em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Em todo o Nordeste, uma forte massa de ar seco e quente predomina e inibe a formação de nuvens de chuva.

Sul
Uma nova frente fria avança pela Região e aumenta o risco de chuva forte. O tempo fica chuvoso e há risco de temporais no sudoeste do Paraná, em Santa Catarina e em grande parte do Rio Grande do Sul. Nas áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai, o dia fica nublado e chove com até com moderada intensidade ao longo do dia. Conforme a frente fria avança, as nuvens aumentam e chove nas demais áreas paranaenses. Venta forte, sobretudo no sul e no leste gaúcho e catarinense.

Sudeste
Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam chuva ainda pela manhã no sul e no oeste paulista, mas acontecem aberturas de sol. Nas demais áreas do Estado de São Paulo, o sol aparece, mas conforme a frente fria avança, as nuvens aumentam e provocam chuva. Na divisa de Minas Gerais com a Bahia e o Espírito Santo, não chove. Nas demais áreas mineiras, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sol aparece, mas as nuvens aumentam à tarde e ocorrem pancadas isoladas de chuva.

Centro-Oeste
As áreas de instabilidade aumentam sobre o Centro-Oeste. Nuvens carregadas crescem em Mato Grosso do Sul e chove muito, principalmente no sul e no oeste do Estado. Nas outras áreas do Centro-Oeste, faz bastante sol, mas as nuvens aumentam à tarde e ocorrem pancadas de chuva. No sul e no oeste do Mato Grosso, as pancadas de chuva acontecem a qualquer momento e as aberturas de sol são menores.

Nordeste
O ar seco e muito quente ainda predomina sobre o Nordeste. Todas as áreas da Região continuam com sol forte, muito calor e sem condições para chuva. A nebulosidade que se forma no litoral, onde a umidade é maior, não consegue provocar chuva. Há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva à tarde no extremo sudoeste da Bahia.

Norte
O tempo seco e quente predomina por quase todo o Pará, em Roraima, no Amapá e no Tocantins. Chove a partir da tarde de forma isolada na região de Belém do Pará, no extremo sudoeste de Roraima e em grande parte do Amazonas, mas o sol fica forte o dia todo. No sudoeste amazonense, no Acre e em Rondônia o sol aparece entre nebulosidade variável, as nuvens ficam carregadas no decorrer do dia e ocorrem pancadas de chuva.