Frente fria se afasta e deixa áreas instáveis sobre o Sudeste

 

     SÃO PAULO - Uma forte frente fria que avança em direção ao Nordeste, nesta segunda-feira, e deixa nuvens carregadas espalhadas por quase todo o Sudeste, no leste de Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Segundo a Climatempo, a entrada do ar seco polar favoreceu a diminuição da nebulosidade nas demais áreas do Sul. Outra massa de ar seco impede a formação de nuvens de chuva na maior parte do Nordeste. 

Sudeste

Uma frente fria se afasta do Sudeste e áreas de instabilidade ainda ficam sobre a Região. Em quase todas as áreas, o sol aparece entre muitas nuvens, o ar fica abafado e chove várias vezes. No oeste, sul e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na zona da mata e no vale do rio Doce (MG). O dia fica nublado e ainda chove, com períodos de melhoria. A temperatura fica amena nestas áreas. O mar ainda fica agitado pela manhã e as ondas baixam à tarde. 

Nordeste

Uma frente fria avança pelo litoral da Bahia. No litoral e no sul baiano, o tempo fecha e ocorrem pancadas de chuva com raios. Venta forte. Nas outras do litoral da Bahia e no Recôncavo Baiano, o sol aparece entre muitas nuvens e chove principalmente a partir da tarde. As demais áreas do Nordeste tem um dia com sol forte. Algumas pancadas de chuva ocorrem apenas no centro-sul e oeste do Maranhão. 

Norte

O ar úmido e quente predomina no Norte. No Acre, em Rondônia, no Amazonas e em Roraima, o sol aparece entre muitas nuvens, faz calor o dia todo e ocorrem várias pancadas de chuva com raios. Nas demais áreas da Região, o sol aparece forte, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e ocorrem pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite. O calor é intenso.

Centro-Oeste

O ar continua úmido e grandes áreas de instabilidade crescem no Centro-Oeste. A maioria das áreas da Região tem um dia com períodos de sol, muitas nuvens e várias pancadas de chuva, às vezes com raios. No sul de Mato Grosso do Sul, o tempo fecha de novo e chove na maior parte do dia. O ar polar começa a sair da Região e a a tempertura volta a subir em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso, onde esfriou muito no fim de semana.

Sul

O ar polar começa a sair do Sul e novas áreas de instabilidade crescem na Região. A temperatura sobe em todos os Estados, mas ainda faz frio à noite. O tempo volta a ficar chuvoso em todo o Paraná, em Santa Catarina, no noroeste, no planalto e na serra do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia, sempre junto de algumas nuvens, mas não chove. No litoral, o mar começa a baixar e o vento enfraquece.