Garoto de 13 anos viaja clandestinamente em ônibus de Cuaibá a Campinas

      CUIABÁ - Um adolescente de 13 anos foi detido na quinta-feira após viajar em um ônibus, sozinho e sem pagar passagem, de Cuiabá a Campinas (SP). Ele foi detido quando tentava entrar em outro coletivo com destino ao Rio de Janeiro no Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo, em Campinas. Um fiscal de embarque chamou a Guarda Municipal ao achar suspeita a entrada do garoto no ônibus, sem a apresentação de bilhete e documentos.

Esta é a segunda vez que o garoto viaja clandestinamente. Em novembro de 2007, também sozinho e sem dinheiro, ele embarcou em um voo no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Vargem Grande (MT), com destino ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, onde foi detido pela Policia Federal.

Em Campinas, o adolescente afirmou que pretendia ir à praia de Guanabara, no Rio de Janeiro. "Ele disse que chegou na segunda-feira. Falou que tinha fugido de casa com receio do pai depois de manobrar o carro na garagem em sua casa em Cuiabá e ter batido o veículo", disse o guarda municiapl Joel Viana Batista.

Segundo ele, o garoto fala pouco e relutava em dar informações. Depois de horas, ele contou que sua intenção era desembarcar no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, mas conseguiu acordar apenas em Campinas. Ele afirmou ainda que, durante a viagem, o coletivo quebrou e, no reembarque, em outro carro, mentiu ao fiscal dizendo que a passagem havia caido no vaso sanitário.

O adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar de Campinas, que entrou em contato com os pais dele em Cuiabá. O garoto dormiu em um abrigo. Segundo a conselheira Margarete Aguilar, o adolescente será devolvido ao pais, que virão a Campinas. O caso será acompanhado pelo Conselho Tutelar de Cuiabá.