A Secretaria Municipal de Trânsito de São Paulo renova nesta quinta-feira a autorização para a circulação de táxis nos corredores de ônibus da Capital. O objetivo é reduzir os congestionamentos nas principais vias da cidade. A norma vale até 31 de março de 2011.
A Secretaria informou que apenas táxis que estejam transportando passageiros podem se valer da norma. Os veículos não devem usar película de escurecimento dos vidros, que dificulta a visualização do interior do carro pela fiscalização.
Também será renovada a autorização para que veículos de passeio circulem nos corredores de ônibus nos finais de semana ( das 15h do sábado às 4h da segunda-feira), feriados (da meia noite às 4h do dia seguinte) e madrugadas (das 23 às 4h).
A autorização para o uso de corredores em períodos ociosos foi determinada pela primeira vez em 2005 e, desde então, sua renovação tem sido feita sistematicamente. Quem utilizar a faixa exclusiva de ônibus em período não permitido deve responder por infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.
Os corredores de ônibus liberados para o tráfego são: Pirituba/Lapa/Centro, Inajar/Rio Branco/Centro, Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro, Capelinha/Ibirapuera/Centro, Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Itapecerica/João Dias/Centro e Paes de Barros.