Tempo seco predomina na maior parte do país

Portal Terra

S O PAULO - Uma frente fria avança para o litoral de São Paulo formando instabilidades que provocam chuva no sul e oeste paulista e em Mato Grosso do Sul. A presença desta frente fria forma nuvens carregadas também no sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia, no oeste do Amazonas e no Acre. Associado à frente fria um ciclone extratropical atua no oceano próximo da costa gaúcha e Uruguaia provocando vento forte no Rio Grande do Sul.

Sul

Uma grande massa de ar frio e seco avança sobre a Região, com isso as nuvens diminuem em grande parte do Sul do País. No litoral do Paraná e no Vale do Itajaí em Santa Catarina, o céu fica com muitas nuvens, acontecem algumas aberturas de sol e chove fraco a qualquer hora do dia. Na grande Curitiba acontecem apenas chuviscos a partir da tarde. Faz frio em toda a Região e venta forte no litoral. O mar fica agitado nas praias.

Sudeste

Uma frente fria passa pelo litoral de São Paulo, e as nuvens aumentam em todo o leste paulista. No litoral de São Paulo, sol entre muitas nuvens e chuva a partir da tarde. No litoral fluminense, e no Grande Rio, sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva à noite. As nuvens aumentam também sobre o sul e a zona da mata de Minas e no interior do Rio, mas não chove. Chuviscos a partir da tarde na capital paulista e nas demais áreas do leste de São Paulo. Ar seco nas demais áreas.

Centro-Oeste

O ar mais seco ganha força sobre toda a Região, com isso o sol aparece em todas as áreas e não chove. O dia começa com temperatura baixa em Mato Grosso do Sul e com névoa no sul do Estado. A umidade do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia em áreas de Goiás e do Distrito Federal.

Nordeste

Na quarta-feira, ocorrem aberturas de sol ao longo do dia, mas chove rápido a qualquer hora no sul, no leste e no litoral da Bahia, na Chapada Diamantina, no Recôncavo baiano, em Sergipe, em Alagoas e no leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No interior pernambucano as nuvens também aumentam, mas não chove. Nas demais áreas da Região o sol aparece forte, faz muito calor e não chove.

Norte

Sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Acre, no oeste e no sudoeste do Amazonas e no norte de Rondônia. Sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva no norte do Amazonas, em Roraima, no norte do Pará e no Amapá. Dia ensolarado e com baixos valores de umidade do ar no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas do Pará, na região de Manaus no Amazonas e no centro-sul de Rondônia o sol aparece forte e não chove.