Justiça escolhe estados para emissão da nova carteira de identidade

Daniella Jinkings , Agência Brasil

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça definiu os estados que participarão do projeto-piloto do cartão de Registro de Identificação Civil (RIC). Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal serão os primeiros estados a emitir a nova identidade digital que vai substituir as cédulas de Registro Geral (RG) a partir de dezembro.

Segundo o ministério, a previsão é emitir 2 milhões de identidades. A substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de nove anos.

A nova identidade será um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade.

A identidade também poderá agregar, futuramente, outros documentos como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e o PIS-Pasep.

De acordo com o ministério, o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil foi criado para armazenar e controlar um número único de registro de identidade civil e centralizar os dados de identificação de cada cidadão.