Capes: USP tem o maior número de cursos de pós com nota máxima

Portal Terra

SÃO PAULO - A Universidade de São Paulo (USP) é a primeira da lista de universidades com os melhores cursos de mestrado e doutorado no Brasil. A instituição possui 33 programas de pós-graduação stricto sensu com a nota máxima, 7, e 44 com a nota 6, segundo avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira.

Para cada programa são atribuídas notas em uma escala de 1 a 7. Os que são classificados com 1 ou 2 são considerados ruins e podem ser descredenciados. A nota 3 significa um desempenho regular, a 4 é associada a um bom resultado e a 5 é atribuída ao programa que atinge "muito bom nível". Já as notas máximas 6 e 7 indicam desempenho equivalente "ao alto padrão internacional".

Dos 2.718 programas avaliados, 914 têm nota 4, representando 33,6% do total. Outros 561 cursos possuem nota 5 e 186 são classificados com nota 6. Como regulares e ruins foram considerados, respectivamente, 870 e 75 programas.

Apenas 112 cursos de pós-graduação obtiveram desempenho equivalente ao padrão internacional, o que representa 4,1% do total. Destes, quase 30% são oferecidos pela USP.

Os programas de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo que obtiveram a maior nota são nas áreas de Administração; Ciência Política; Ciências Biológicas; Ciências dos alimentos; Ciências Médicas; Economia, Farmácia, Física, Geografia, Linguística; Metrologia; Psicologia; Química; Sociologia; Agronomia; Fisiologia; Engenharia Civil, e outras.

Ainda de acordo com a avaliação da Capes, de 2007 para 2010, os cursos com avaliação excelente passaram de 3,6% do total de cursos oferecidos para 4,1%. No geral, cerca de 71% dos programas de pós-graduação mantiveram a nota anterior, 19% obtiveram aumento de nota e 10% receberam notas menores.