Frente fria faz chover no Sul e ar segue seco no centro do país

Portal Terra

S O PAULO - Uma frente fria no Sul provoca chuva e trovoadas principalmente no norte e leste do RS e oeste de SC, nesta segunda-feira, deixando o tempo nublado no sul e leste de SC. Segundo a Climatempo, a permanência da frente fria nesta região mantém ventos de norte/nordeste sobre todo o Sudeste e Centro-Oeste, favorecendo aumento de temperatura e umidade relativa caindo a níveis críticos em alguns pontos, principalmente na região central do País. Nebulosidade persiste entre nordeste da BA e AL, deixando o tempo chuvoso nestas áreas. Oeste de AM, RO e oeste de MT tem pancadas de chuva.

Sul

O tempo não fica completamente fechado e acontecem algumas aberturas de sol na Serra Geral, no norte gaúcho e no sul catarinense, mas pode chover a qualquer hora do dia. Nas demais áreas gaúchas, inclusive em Porto Alegre, o tempo fica instável com muitas nuvens, temperatura baixa e chuva a qualquer hora que pode ser forte e volumosa. As nuvens aumentam e chove a partir da tarde em áreas de Santa Catarina e do oeste e do sudoeste do Paraná. Nas demais áreas, sol forte e não chove.

Sudeste

O ar seco predomina sobre todas as áreas do Sudeste. O dia começa com névoa no leste paulista, em áreas de baixada do Rio de Janeiro e no sul e na zona da mata de Minas Gerais, mas o sol aparece ainda pela manhã e à tarde esquenta bastante. Nas demais áreas da Região o sol aparece forte o dia todo dificultando a formação de nuvens impedindo chuvas.

Centro-Oeste

A aproximação de uma frente fria provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no oeste e no sul de Mato Grosso do Sul. No oeste e no noroeste do Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas de Região, uma grande massa de ar seco dificulta a formação de nuvens carregadas, com isso não há condições de chuva e a umidade fica baixa principalmente durante à tarde. Faz calor em toda a Região.

Nordeste

Uma frente fria na costa leste favorece a formação de muitas nuvens que provoca chuva a qualquer hora no Recôncavo, no litoral norte e no nordeste baiano, em Sergipe e em Alagoas. No sul da Bahia e no leste pernambucano, paraibano e potiguar, sol e pancadas de chuva. No Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, no norte baiano e nas demais áreas de Pernambuco e da Paraíba, sol entre muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas da Região, muito sol calor e não chove.

Norte

O sol aparece, mas as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva, principalmente à tarde no Acre, em Roraima, no Amazonas, no centro-norte de Rondônia, no norte do Pará e no Amapá. No sul de Rondônia, sol entre muitas nuvens, mas não chove. No Tocantins e nas demais áreas do Pará, muito sol, calor e baixa umidade do ar. Nessas áreas não chove.