SP: acidente entre trem e ônibus deixa 9 mortos e 17 feridos

Portal Terra, Rose Mary de Souza

CAMPINAS - Pelo menos nove pessoas morreram e 17 ficaram feridas, entre elas seis em estado grave, no acidente entre um ônibus e um trem da América Latina Logística (ALL), por volta das 23h30 de quarta feira em Americana, a 125 km de São Paulo. A colisão aconteceu no cruzamento da linha férrea com a rua Carioba, a cerca de 100 m do Terminal Urbano. O ônibus da Viação Cidade de Americana (VCA) foi arrastado pela composição por cerca de 150m. As vítimas ficaram presas nas ferragens. Entre os mortos está o cobrador e passageiros.

A retirada dos corpos e atendimento a vitimas se estendeu por toda a madrugada por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Segundo os bombeiros, uma das vítimas fatais chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. As demais mortes ocorreram ainda no local do acidente.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito da cidade, o ônibus prefixo 1.41 fazia o trajeto Unisal (Universidade Salesiana) e bairro Antonio Zanaga quando acessou a passagem sobre os trilhos sem respeitar o sinal de parada de um vigilante. O trem da ALL era composto por 70 vagões e levava soja.

Os peritos vão iniciar investigação e ouvir relatos de outros passageiros e funcionários do terminal. No cruzamento de passagem dos veículos que corta a linha de trem, há uma luminária e um gerador de sinal sonoro, além de placas indicativas. O cruzamento conta ainda com um viaduto e uma passarela para pedestres.