Terça-feira será de tempo aberto e temperaturas altas

Portal Terra

S O PAULO - Uma massa de ar quente e seco predomina sobre quase todo o Brasil deixando o tempo aberto e a temperatura alta em quase todo o Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e também na maior parte das regiões Norte e Nordeste.

Apesar do aquecimento, a baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens de chuva. Uma frente fria avança para o Sul e provoca aumento da nebulosidade no Rio Grande do Sul, com chuva e diminuição de temperatura nesta terça-feira.

Sul

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, deixando o céu do sul e do oeste gaúchos com muitas nuvens durante todo o dia, enquanto a temperatura diminui e chove a qualquer hora. Na região de Porto Alegre ainda ocorrem aberturas de sol, mas chove ainda pela manhã. No norte e nas serras do Rio Grande do Sul as nuvens aumentam, mas não chove. O sol aparece forte, faz calor à tarde e não chove no Paraná e em Santa Catarina. A umidade do ar fica baixa no interior do Paraná.

Sudeste

O ar seco dificulta a formação de nuvens sobre quase todo o Sudeste. Chove de forma rápida e isolada, apenas no nordeste de Minas Gerais, próximo à divisa com o sul da Bahia. No interior da Região, principalmente no Estado de São Paulo e no oeste e noroeste de Minas Gerais, a umidade fica bastante baixa nos horários mais quentes do dia. A temperatura fica amena ao amanhecer, mas o predomínio de sol deixa a tarde quente.

Centro-Oeste

Na terça-feira, o sol aparece forte sobre todas as áreas da Região Centro-Oeste. Uma grande massa de ar seco cobre todos os Estados e dificulta a formação de nuvens, com isso não há condições para chuva. Névoa seca e baixa umidade do ar, principalmente no período da tarde. Faz calor à tarde em toda a Região.

Nordeste

Chove com até moderada intensidade, mas o sol aparece em alguns momentos no sul, no leste e no litoral da Bahia, no Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, na região de Paulo Afonso, em Sergipe, em Alagoas, na zona da Mata e no litoral de Pernambuco e da Paraíba e no leste do Rio Grande do Norte. No norte do Maranhão, sol e pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas nordestinas, muito sol, calor e não chove. A umidade do ar fica baixa no oeste da Bahia.

Norte

O sol aparece forte, faz muito calor e não chove no Tocantins, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas e do Pará. Sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva, nas demais áreas do Amazonas e do Pará e nos Estados de Roraima e do Amapá. A visibilidade fica prejudicada em áreas do sul da Região por causa da fumaça das queimadas.