ASSINE
search button

SP: caminhões sofrem restrições nas marginais a partir de hoje

Compartilhar

Portal Terra

S O PAULO - São Paulo inicia nesta quinta-feira a restrição com multa do tráfego de caminhões na Marginal Pinheiros (entre as pontes Jaguaré e Morumbi), Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D'Escragnole Taunay e Avenida Jornalista Roberto Marinho. A medida vale de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h. Também começa hoje a vigorar o limite de velocidade de 70 km/h para veículos pesados na pista expressa da Marginal Tietê. Segundo a prefeitura, as medidas fazem parte do conjunto de soluções para melhorar o trânsito.

A restrição na Pinheiros e demais avenidas havia sido anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) em 28 de julho e estava em período de orientação (sem multas) nos primeiros 30 dias. Agora, a fiscalização será feita por meio de oito radares eletrônicos, 45 agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e 12 policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Os motoristas que desobedecerem a norma estarão sujeitos à multa.

Somente os Veículos Urbanos de Carga (VUC) - que têm até 2,20 m de largura e 6,30 m de comprimento - terão o trânsito liberado, por período integral, nas vias, respeitando as regras do rodízio municipal. Para isso é necessário cadastramento no Departamento de Operação do Sistema Viário, pelo endereço eletrônico www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes.

Na Tietê, ônibus e caminhões poderão trafegar a, no máximo, 70 km/h. A velocidade na via até então era de 90 km/h para estes veículos. Conforme a CET, a medida faz parte de uma série de ações que têm como objetivo reduzir o número de acidentes e de mortes no mais importante corredor de tráfego da capital paulista. A Marginal Tietê tem 23,5 km de extensão e, por ela, passam 350 mil veículos por dia, sendo 70 mil caminhões.

A fiscalização será feita por meio de cinco radares eletrônicos instalados ao longo da pista expressa. A multa para o motorista que desrespeitar a velocidade é de R$ 85,12, infração média, além de quatro pontos na carteira de habilitação.