Semana começa com predomínio de ar seco

Portal Terra

S O PAULO - Uma forte massa de ar seco predomina sobre grande parte do Brasil. No Centro-Oeste e no sul da Região Norte esse sistema de ar seco contribui para a formação de focos de incêndios florestais. Uma nova frente fria começa a se aproximar ao longo desta segunda-feira no Rio Grande do Sul e deve ficar bloqueada nos próximos dias no litoral do Sul. No leste do Nordeste, o vento úmido que sopra do mar ainda forma muitas nuvens baixas que deixam o tempo instável inclusive na zona da mata e no agreste.

Sul

Uma nova frente fria chega no sul do Rio Grande do Sul, aumentando as nuvens e provocando pancadas de chuva à tarde e à noite nas regiões de Bagé, Pelotas e Rio Grande. Entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, ocorre a formação de nevoeiros, principalmente no leste do Paraná e no Vale do Itajaí em Santa Catarina. À tarde faz calor em toda a Região Sul. No interior paranaense, a umidade do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia.

Sudeste

Na segunda-feira, faz um pouco de frio ao amanhecer, mas o predomínio de sol e do ar seco faz as temperaturas subirem rapidamente. Faz calor à tarde em toda a região. A umidade do ar fica baixa principalmente em áreas do interior paulista e de Minas Gerais. Chove rapidamente e de forma isolada, apenas no nordeste de Minas Gerais, próximo da divisa com a Bahia.

Centro-Oeste

O ar mais seco atua sobre todas as áreas do Centro-Oeste. Com isso, poucas nuvens se formam e não chove. À tarde a temperatura fica elevada e os índices de umidade relativa ficam baixos nas horas mais quentes do dia.

Nordeste

Na segunda, ocorrem pancadas moderadas de chuva intercaladas com períodos de sol na região de Salvador, do Sauípe, no litoral de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e no leste potiguar. Sol e pancadas de chuva no litoral do Maranhão, do Piauí, do Ceará, no norte e leste do Rio Grande do Norte, na zona da mata e no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, no interior de Alagoas e de Sergipe, na região de Paulo Afonso, da Chapada Diamantina, do Planalto da Conquista e no sul da Bahia.

Norte

O tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e várias pancadas de chuva em Roraima e na região de Barcelos no norte do Amazonas. O sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no Amapá, na região de Belém, no norte e no nordeste do Pará e no norte do Amazonas. O ar fica seco e não chove nas demais áreas do Amazonas e do Pará, no Tocantins, em Rondônia e no Acre. Faz muito calor em todo o sul da Bacia Amazônica.