No Pará, Lula é lembrado por tucano no primeiro debate na TV

Aline Brelaz, Portal Terra

BELÉM - A exemplo da campanha eleitoral nacional, o presidente Lula continua sendo o centro das campanhas regionais, apesar de não ser candidato. No primeiro debate na televisão entre os candidatos ao governo do Pará, que ocorreu na última quinta-feira (26) e foi transmitido pela Band, a maioria, inclusive, o tucano Simão Jatene, afirmou que o País cresceu no governo Lula, reconheceu avanços na administração petista, mas ressaltou que a estabilidade da inflação e da moeda foram fundamentais para que o governo posterior pudesse colher bons frutos no País.

Mas, o melhor desempenho quem apresentou foi o candidato do Psol, Fernando Carneiro, que se mostrou seguro nas respostas e quando fez perguntas. Ele focou sua participação no combate à atual governadora Ana Júlia Carepa, candidata do PT à reeleição.

A governadora insistiu em apresentar números de investimentos na saúde e segurança pública, mas foi muito criticada pelos adversários sobre os índices sociais do Estado. Esses índices continuam muito baixos, principalmente na área de segurança pública, onde o Pará permanece como campeão do País em mortes no campo, desmatamento e trabalho escravo, além de alto índice de criminalidade.

Já o candidato do PMDB, Domingos Juvenil, teve uma participação muito apática no embate, apesar de ter insistido em apontar falhas no governo Ana Júlia Carepa.

O debate começou às 22h20 e encerrou quase meia-noite. Foram cinco blocos com perguntas do mediador, o jornalista Sandro Barboza, da Band São Paulo, e também entre os próprios candidatos. Desde o início da noite, partidários dos quatro candidatos dividiram as calçadas das ruas no entorno da emissora, mas nenhum incidente ocorreu. O primeiro debate de candidatos ao governo no Pará foi muito tranquilo e quase sem novidades.

O Pará é um dos poucos Estados onde, até agora, não houve divulgação de pesquisa eleitoral para o governo estadual. A primeira foi registrada no Tribunal Regional do Pará (TRE-PA) pelo Ibope e apenas no fim desta semana deverá ser divulgada em jornal local.

Além dos quatro candidatos que participaram do primeiro debate, Cleber Rabelo, do PSTU, também concorre ao governo, mas como o partido não tem representação no Congresso Nacional, ele foi excluído do debate. A emissora fará uma entrevista individual com ele.