Massa de ar fazem cinco capitais terem dia mais quente do ano

Portal Terra

DA REDAÇ O - Uma forte massa de ar quente e seco nesta quinta-feira ocasionou as temperatuas mais altas do ano em cinco capitais brasileiras das regiões Centro-Oeste, Norte, e Nordeste. As informações são da agência Climatempo e dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Campo Grande (MS), no Centro-Oeste, a temperatura máxima foi de 36°C, e superou a marca anterior, que era de 35,4°C, registrada no dia 4 de fevereiro. Já em Cuiabá (MT), a máxima foi de 39,3°C, dois décimos mais alta do que os 39,1°C verificados no dia 25 de agosto.

Em Palmas (TO), na região Norte, a temperatura máxima foi de 39,4°C, superando a marca anterior, que era de 38,6°C no dia 16 de agosto. Em Manaus (AM), a temperatura máxima foi de 35,7°C, igualando a marca de 9 de março.

Em Teresina (PI), no Nordeste, a temperatura máxima foi de 37,8°C, superando a marca anterior, que era de 37,1°C nos dias 15 e 16 de agosto.

Além do calor, os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Minas Gerais, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e o Distrito Federal registraram índices de umidade relativa do ar inferiores a 30%.

Segundo o Ministério da Saúde, o tempo seco desta época do ano representa um alerta para a população, principalmente para as pessoas que têm problemas respiratórios, como rinite alérgica e asma. De acordo com o ministério, também aumentam os casos de diarreia, viroses e doenças de pele.

A recomendação é de que as pessoas evitem a exposição ao sol das 10h às 17h e que não pratiquem exercícios entre as 11h e as 15h. Também é aconselhado que se beba bastante líquido para evitar problemas de desidratação.