Chuvas aumentam no Sul e ar seco predomina no resto do país

Portal Terra

S O PAULO - A maior parte do Brasil continua, nesta sexta-feira, sob domínio de uma forte massa de ar quente e seco. Segundo a Climatempo, esse sistema segue desviando para alto-mar uma frente fria no Sul do país.

Mesmo assim, o sistema frontal ainda deixa o tempo carregado no Rio Grande do Sul e nas áreas do sul catarinense. Nessas regiões as temperaturas não sobem muito.

Já em grande parte do Sudeste, em todo o Centro-Oeste e no sul da Região Norte, o ar continua muito seco e os índices de umidade continuam muito baixos principalmente à tarde.

Sul

Áreas de instabilidade continuam sobre o sul da Região. Chove a qualquer hora do dia nas áreas entre o oeste gaúcho e Porto Alegre. No sul gaúcho o sol aparece, sempre entre nuvens. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e nas áreas de serra e planalto de Santa Catarina, ocorrem alguns períodos de melhoria, mas chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas catarinenses e no sul do Paraná, as nuvens aumentam, mas não chove. Sol forte e ar seco nas demais áreas do Paraná.

Sudeste

O ar seco predomina e dificulta a formação de nuvens sobre quase todo o Sudeste. Algumas nuvens se formam apenas no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, mas o predomínio é de sol e tempo seco. Nas demais áreas da Região Sudeste, o sol aparece forte e não há condições para chuva. No Estado de São Paulo e nas demais áreas de Minas Gerais e no interior do Estado do Rio de Janeiro, a umidade do ar fica baixa, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Nordeste

O sol aparece entre nuvens e chove a qualquer hora do dia no sul, no litoral, no Recôncavo e no leste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas e no leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As nuvens aumentam no centro-norte do Maranhão, do Ceará e do Piauí, mas o sol aparece e não chove. Nas demais áreas nordestinas, o sol aparece forte, faz calor e não chove.

Centro-Oeste

Dia ensolarado sobre todas as áreas da Região Centro-Oeste. Uma grande massa de ar seco cobre todos os Estados e dificulta a formação de nuvens, com isso não há condições para chuva. Névoa seca e baixa umidade do ar, principalmente no período da tarde. Faz calor em toda a Região.

Norte

O sol aparece forte, faz muito calor e não chove no Tocantins, em Rondônia, no leste do Acre e no sul do Pará e do Amazonas. O sol aparece, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva no Amapá, em Roraima, no oeste do Acre e nas demais áreas do Amazonas e do Pará. No sul da Região a umidade fica bastante baixa no período da tarde e a visibilidade segue prejudicada devido à fumaça das queimadas.