ASSINE
search button

USP integra ranking chinês de melhores universidades

Compartilhar

Agência AFP

PEQUIM - A americana Harvard é a melhor universidade do planeta, segundo o ranking de 2010 divulgado nesta sexta-feira pela Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong), no qual a brasileira USP é uma das instituições latino-americanas mais bem colocadas.

A Universidade de São Paulo e a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) são as únicas latino-americanas mencionadas entre as 200 melhores.

A lista revela um amplo domínio das instituições dos Estados Unidos, um avanço da Alemanha e uma estagnação da França, onde sofreu muitas críticas.

Como no ano passado, a relação das 500 melhores universidades estabelecida pela Jiaotong traz os EUA na liderança, ocupando 17 dos 19 primeiros postos.

Pelo oitavo ano consecutivo, Harvard lidera o ranking, seguida por Berkeley, que tomou a segunda posição de Stanford. As universidades britânicas de Cambridge (5ª) e Oxford (10ª) são as únicas fora dos EUA entre as dez melhores.

Entre países, a Alemanha ocupa a segunda posição no ranking das 500 melhores, com 39 universidades, bem atrás dos Estados Unidos, com 154 instituições.

Grã-Bretanha, com 38 universidades, e Japão, 25, aparecem à frente da França, que com 22 instituições caiu da quinta para a sexta posição, empatada com Itália e China.

O ranking completo pode ser visto no site da Jiaotong (www.arwu.org).