TRE indefere pedidos de três candidatos ao governo do Ceará

Dahiana Araújo, Portal Terra

FORTALEZA - Das sete candidaturas ao governo do Ceará, três delas foram indeferidas. Nesta sexta-feira, foram os postulantes, Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (Psol), que tiveram os registros indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Na última quarta-feira (04), a candidata ao Governo, Maria da Natividade (PCB-CE), também teve seu pedido de registro negado.

Os postulantes ainda devem recorrer da decisão caso queiram tentar reverter o processo e, por enquanto, podem continuar com suas campanhas. O caso do candidato do PV é o mais complicado. Ele foi incluído na Lei da Ficha Limpa por causa das contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE) que teve quando era prefeito de Maranguape, cidade distante 30 quilômetros de Fortaleza.

Sobre o processo de Maria da Natividade, o TRE alega que não há evidências de que ela tenha filiação partidária, o que a candidata contesta. A postulante garante que vai provar que já pertence aos quadros do PCB há mais de dez anos. O problema de Soraya Tupinambá é apenas questão referente à documentação incorreta, que deverá ser corrigida em breve.

Em nota de esclarecimento, Marcelo Silva contestou a decisão do TRE e afirmou que vai recorrer ao TSE. "Jamais causei qualquer prejuízo ao erário, nunca desviei recursos públicos nem agi dolosamente ou com má-fé à frente da gestão municipal", destacou o postulante.