Serra promete ampliar Bolsa Família para atender ao ensino técnico

Bruno Bocchini e Vinicius Konchinski, Portal Terra

S O PAULO - O candidato à Presidência da República do PSDB, José Serra, afirmou hoje (9) que pretende ampliar o Bolsa Família para atender a estudantes do ensino técnico e tecnológico. Ele disse que quer dar bolsas para que os filhos de beneficiários possam frequentar cursos profissionalizantes.

Vamos ampliar o Bolsa Família, mas vou fazer com que os 'filhos do Bolsa Família' tenham um treinamento e uma qualificação para que consigam um emprego , declarou em sabatina promovida por entidades empresarias em São Paulo.

O investimento nos cursos profissionalizantes foi enfatizado por Serra como uma das prioridades do seu plano de governo. Segundo o candidato, o ensino técnico e tecnológico será aproximado do ensino médio para que os jovens tenham mais interesse na escola.

Vamos fazer uma ofensiva do ensino técnico e tecnológico como nunca se fez no Brasil. Vamos criar 1 milhão de vagas no ensino técnico público e mais 1 milhão vagas para requalificação do trabalhador .

Para Serra, os cursos para trabalhadores são uma das formas de reduzir o descolamento existente no Brasil entre a demanda por trabalhadores qualificados e a falta de mão de obra especializada. "Existe um desajuste", disse ele sobre a qualificação do trabalhador e a necessidade da empresa.

Serra é um dos três candidatos à Presidência que participam de um evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e Confederação das Associações Comerciais do Brasil. O candidato do P-SOL, Plínio Sampaio foi o primeiro a ser sabatinado. A candidata do PV, Marina Silva, também participa da sabatina.