SC: ngela Amin tem 38% contra 23% de Colombo, diz Ibope

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Ibope e divulgada neste sábado pelo grupo RBS aponta a liderança da candidata ngela Amin, do PP, na disputa pelo governo do Estado de Santa Catarina. A progressista aparece com 38% das intenções de voto. O candidato Raimundo Colombo, da aliança formada por DEM, PMDB e PSDB, obteve 23% e Ideli Salvatti, do PT, ficou na terceira colocação com 15%. Rogério Novaes (PV), Carmelito Smieguel (PMN), Amadeu Hercílio da Luz (PCB), Professor Walmir (Psol) e Gilmar Salgado (PSTU) conquistaram 1% cada um.

Os indecisos somaram 12% do eleitorado, enquanto 7% declararam votar em branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, o índice de eleitores que ainda não definiu o voto é ainda maior, 67%, o que pode demonstrar uma disputa bastante equilibrada na sucessão catarinense. As colocações não se alteraram na pesquisa espontânea. Amin continua na liderança com 15%, seguida por Raimundo Colombo, com 9% e Ideli Salvatti, que obteve 5%.

O Ibope realizou três projeções de segundo turno com os candidatos que apresentaram melhor desempenho na pesquisa. ngela venceria os dois outros candidatos. Na disputa contra o candidato da tríplice aliança, a progressista sairia vencedora por 46% contra 33% dos votos. Num segundo turno contra Ideli, ngela venceria por 53% a 25%. No último cenário, Raimundo Colombo venceria a candidata do PT por 43% a 27%.

Apesar de liderar as pesquisas, ngela Amin é a candidata que possui a maior rejeição entre os candidatos: 16%. Não votariam em Ideli Salvatti 14% dos entrevistados e 9% rejeitam Colombo.

A pesquisa também avaliou a administração de Leonel Pavan (PSDB) no governo de Santa Catarina. O tucano, que está no cargo desde março deste ano, tem 40% de aprovação popular: 7% consideram seu governo ótimo, 33% bom, 40% regular, 7% ruim e 8% péssimo. Seis por cento dos entrevistados não souberam responder a questão.