Roriz lidera disputa ao governo do DF com 44%; Agnelo tem 24%

Laryssa Borges, Portal Terra

BRASÍLIA - Pesquisa do Instituto Dados, Pesquisa, Opinião & Mercado encomendada pelo Jornal de Brasília apontou nesta segunda-feira (9) que o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) lidera a disputa pelo governo do Distrito Federal com 44% das intenções de voto. Seu principal adversário, o petista Agnelo Queiroz, registra 24% da preferência do eleitorado e ocupa a segunda colocação na corrida pelo Palácio do Buriti.

O ex-governador foi declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal no último dia 4, com base na Lei da Ficha Limpa. Nesse dia, entretanto, a coleta de dados para a pesquisa já estava no final e a decisão do Tribunal não deve ter afetado significativamente as respostas. Roriz já recorreu da sentença e, apesar da decisão judicial, pode continuar fazendo campanha normalmente.

Os dados da pesquisa, registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sob o número 24.055/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 21.885/2010, foram computados entre os dias 31 de julho e 5 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado aponta seu candidato sem consultar uma lista previamente feita pelo Instituto Dados, Roriz também ocupa a posição dianteira, com 29,3% das intenções de voto, seguido de Agnelo, com 16,1%, e de Toninho do PSOL, com 0,9%.

Quando medida a rejeição dos candidatos ao GDF, Roriz é o principal candidato em que o eleitor diz que "não votaria de jeito nenhum", atingindo 22,4%. Ex-ministro do Esporte, o petista tem 21,6% de rejeição entre o eleitorado.

Disputa presidencial

A pesquisa Dados também mediu a preferência dos eleitores entre os presidenciáveis. Dilma Rousseff (PT) lidera com 26%, seguido do tucano José Serra, com 18,2%, e da senadora Marina Silva (PV), com 13,2%. Em um eventual segundo, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 41,8% a 35,2%.