Programação da Casa Jornal do Brasil anima público da Flip nesta sexta

Luisa Bustamante, JB Online

PARATY, RJ - O clima na Casa Jornal do Brasil nessa sexta é de festa. Com apresentação de duas palestras e lançamento de três livros, programação que ainda contou com um coquetel final, a Casa debateu questões em torno dos costumes da civilização do açúcar e iniciativas de incentivo ao turismo.

O sociólogo e gestor cultural da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto, falou na palestra "Roteiro integrado da civilização do açúcar", que tem como objetivo discutir a ideia de um roteiro turístico em torno da civilização retratada por Gilberto Freyre. Neto defende que o avô foi um preocursor de um projeto de defesa do patrimônio histórico e que é preciso colocar em prática as ideias do escritor. "É necessário traduzir a obra de Freyre para questões práticas, como o desenvolvimento econômico e turístico".

Apesar de previsto na programação, o esperado cineasta Nelson Pereira dos Santos não compareceu à Casa, que exibiu alguns episódios do documentário "Casa grande & senzala". Um dos destaques na programação de hoje ficou por conta do lançamento do livro "Carpe Diem - Diálogos contemporâneos", do advogado e curador da Fliporto, Antônio Campos.

O livro é uma reunião de artigos que Campos publicou ao longo do ano na Folha de Pernambuco e neste Jornal do Brasil. Foram lançados também os títulos "Escritos de Gilberto Freyre sobre Joaquim Nabuco" e "A modernidade nos trópicos", de Valéria Costa e Silva.

A programação da Casa para amanhã promete adoçar o paladar do público. Isso porque o destaque ficará por conta da palestra "Saberes e sabores da civilização do açúcar", às 17h, com a presença do chef pernambucano César Santos, que preparou uma degustação dos quitutes comuns à Pernambuco e Paraty.