PMDB prepara viagens de Temer para fortalecer Dilma no Sul

Claudio Leal, Portal Terra

DA REDAÇ O - O PMDB planeja uma agenda para seu vice-candidato à presidência, Michel Temer, percorrer o Sul do País e ajudar a reverter a vantagem de José Serra (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT) na região. O peemedebista Moreira Franco, ex-governador do Rio de Janeiro, vem traçando o roteiro.

Membro do conselho do programa de governo de Dilma, ele adianta que Temer pousará em Santa Catarina, no dia 9 de agosto, para se reunir com lideranças do partido no Balneário Camboriú. Os voos se tornarão frequentes.

A estratégia é mobilizar os candidatos das eleições proporcionais, prefeitos, militantes e membros dos diretórios, em torno da campanha presidencial. No Rio Grande do Sul, o candidato ao governo do Estado, José Fogaça (PDMB), declarou neutralidade no plano nacional, o que facilitaria a movimentação.

"Estou organizando uma agenda capaz de mobilizar a estrutura do PMDB, dando especial atenção ao Sul, onde precisamos melhorar nossa diferença do adversário", conta Moreira Franco. "O partido tem diretórios em todos os municípios brasileiros. É uma capilaridade nacional muito consolidada. Isso é uma máquina eleitoral que pode ser mobilizada pra campanha", acrescenta.

As viagens de Temer serão independentes das de Dilma, para que se aproveite ao máximo o tempo até o final da campanha. No Sul, diferentes institutos de pesquisa, do Ibope ao Datafolha, apontam uma margem de mais de 10 pontos de Serra sobre Dilma. Agora, o PMDB entra na batalha dos pampas e das araucárias.