MG: casos confirmados de dengue sobem 290% em Belo Horizonte

Portal Terra

BELO HORIZONTE - A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte informou nesta quarta-feira que o número de casos confirmados de dengue na capital mineira em 2010 chegou a 50.612, somando registros de dengue clássica, com complicações e hemorrágica. O número é 290% maior que o registrado em todo o ano de 2009, quando 12.951 casos foram confirmados, de acordo com dados da secretaria.

Em relação aos casos notificados da doença em Belo Horizonte, são 66.479 de janeiro até hoje, contra 23.332 em todo o ano passado. O crescimento nos registros é de 184%.

Ainda segundo o boletim, a região de Venda Nova é a que apresenta maior número de casos, com 11.416 confirmações, seguida pelas regiões norte da cidade, com 8.448 casos confirmados, e noroeste , com 8.393 casos confirmados.

De acordo com a secretaria, porém, os casos de dengue estão diminuindo. O órgão aponta que o período de maior incidência da doença foi em março e abril, quando o número de notificações chegou a cerca de 5,5 mil por semana.

Sintomas e prevenção

Os quatro sorotipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, entre outros. O protocolo de tratamento também é o mesmo, independentemente do tipo de vírus.

Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, é importante manter a caixa d'água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos na sua parte interna; remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes; encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas; não guardar objetos que possam acumular água, como potes, latas e garrafas vazias; e manter lixeiras bem fechadas.