Matrículas no ensino médio caem 11% no RS e 6,9% no Brasil

Portal Terra

BRASÍLIA - O número de matrículas no ensino médio no Estado do Rio Grande do Sul caiu 11% entre 2005 e 2008 na faixa etária correspondente, que vai dos 15 aos 17 anos, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A média no Brasil teve queda menor, de 6,9%.

Ainda de acordo com o estudo, o percentual de conclusão também ficou abaixo da média nacional no Estado, com 46% dos estudantes terminando os três anos do ensino médio. A média nacional chega a 51% e Estados como Santa Catarina e São Paulo ultrapassam 80% de concluintes.

A pesquisa aponta também que o número de vagas oferecidas no Ensino Superior no Brasil já é maior que o número de concluintes no Ensino Médio. Outro dado é que, na rede pública, o ensino médio registrou aprovação de 65,3% e evasão de 14%. Já na rede privada, o índice de aprovação sobe para 92,1% e apenas 0,5% abandonam o ensino médio.

De acordo com Bruno Morche, pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU) da Sociologia da UFRGS, a gravidez na adolescência e a necessidade do jovem de trabalhar para aumentar a renda da família são os principais motivos da desistência de conclusão do ensino médio. "Há um desinteresse no Ensino Médio devido à perda de identidade dessa modalidade. Hoje, ele representa algo apenas para quem quer seguir o Ensino Superior", diz ele.