ASSINE
search button

Mais de 1.700 projetos de todo o país participam do VivaLeitura

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - Neste ano, 1.776 projetos desenvolvidos por escolas, bibliotecas, instituições, empresas e pessoas de todo o Brasil concorrem ao prêmio Vivaleitura. O objetivo da premiação é incentivar o desenvolvimento de experiências de leitura em escolas, bibliotecas, instituições, entidades e por iniciativa particular. Dividido em três categorias, o Vivaleitura vai distribuir aos vencedores R$ 90 mil, além de troféus e diplomas. As informações são do site do MEC.

A promoção é dos ministérios da Educação e da Cultura. A coordenação é de responsabilidade da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e o prêmio é pago pela Fundação Santillana, da Espanha.

Os dados finais do Vivaleitura apontam que, com relação a 2009, o número de projetos passou de 1.698 para 1.776, com crescimento em todas as categorias. Inscreveram-se no concurso 902 projetos de escolas públicas e privadas; 681 de ONGs, instituições sociais, universidades, empresas e pessoas físicas; e 193 de bibliotecas públicas, privadas e comunitárias.

A seleção dos trabalhos terá três etapas. Na primeira, uma comissão de especialistas em leitura vai verificar se os projetos atendem aos critérios do regulamento; na etapa seguinte, uma comissão composta por um representante da comissão de especialistas, da OEI e dos ministérios da Educação e da Cultura seleciona os 15 trabalhos finalistas, sendo cinco por categoria, e aqueles que concorrem à menção honrosa.

Na última etapa, uma comissão de sete jurados, indicada pelos organizadores do prêmio, escolhe os três vencedores que vão dividir os R$ 90 mil a ser pago pela Fundação Santillana, da Espanha. A entrega do Prêmio Vivaleitura está prevista para o período de 20 a 23 de novembro, mas a cidade ainda não está definida.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os que mais têm projetos concorrendo ao prêmio.