IBGE faz primeiro balanço do Censo 2010 nesta segunda-feira

Agência Brasil

BRASÍLIA - O IBGE fará o primeiro balanço parcial do andamento da coleta de dados do Censo 2010, a partir das 10h desta segunda-feira. Desde 1º de agosto, cerca de 191 mil recenseadores estão fazendo a coleta de informações para o 12º Censo Demográfico do Brasil e o primeiro totalmente informatizado.

Até o final de outubro, serão visitados cerca de 58 milhões de domicílios, nos 5.565 municípios brasileiros, para o IBGE obter novas informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais do país.

O IBGE informa que os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010, veja imagens abaixo), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

De acordo com o IBGE, o questionário do Censo 2010 poderá ser respondido pela internet pela primeira vez. A possibilidade só é válida após a visita do recenseador - que fornece ao morador um envelope lacrado contendo códigos de acesso que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo das informações prestadas. O questionário não está na homepage do IBGE e nem é possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Além disso, o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.