João Pequeno, Portal Terra
RIO DE JANEIRO - Uma aula extra de natação foi realizada nesta segunda-feira (9) por um órgão do governo do Rio de Janeiro para ser usada na gravação do programa de propaganda eleitoral da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff - aliada do governador do Estado e candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB).
A aula foi feita dada no Complexo Esportivo da Rocinha, na Zona Sul do Rio, onde, às segundas-feiras, segundo a administração, a piscina fecha para manutenção. Desta vez, porém, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) fez a aula extra atendendo a um pedido da coordenação da campanha de Dilma, feito ao governo do Rio, confirmou ao Terra o administrador do complexo, Jorge Collaro.
Dentro da piscina, 15 alunos entre 9 e 12 anos, chamados pela equipe do complexo esportivo, começaram as atividades por volta de 9h30 - a hora prevista para a chegada da candidata - e terminaram às 10h50, logo após ela gravar o programa e uma entrevista. Em seguida, os alunos foram perfilados em frente à piscina e repetiram três vezes a gravação de uma cena, levantando os braços e gritando "Êêê!!!", seguindo orientação de pessoas da equipe da petista.
A duração normal da aula de natação é de uma hora, mas desta vez ela foi alongada para atender ao tempo da gravação, confirmou o professor Sérgio Balbi.
Dilma inaugurou o Complexo Esportivo da Rocinha em 8 de março, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Orçado em R$ 23,7 milhões, cobertos por verbas federais e estaduais, ele oferece aulas de natação, hidroginástica, futebol, basquete, capoeira, xadrez, vôlei, boxe, ciclismo, atletismo e judô, entre outros.
A candidata ressaltou que o complexo atende a 3 mil alunos e também é usado regularmente por mais mil pessoas. "O desafio de 2016 começa aqui. Se quisermos nos tornar uma potência olímpica, precisamos investir no esporte de alto rendimento, mas este depende da atividade de base no esporte, porque quando mais gente pratica, maior o número de pessoas que podem se tornar atletas", disse Dilma, afirmando que, se eleita, pretende construir 10 mil quadras cobertas e 800 praças esportivas, entre 2011 e 2014.
Candidata defende agenda casada com Lula
Dilma defendeu as chamadas agendas casadas com o presidente Lula, afirmando que ele, sempre que puder, estará em seus comícios "à noite, durante a semana, ou nos fins de semana".
Ela também afirmou que vai continuar citando o nome do presidente, diretamente ou indiretamente. "O presidente Lula, nos meus discursos, eu considero fundamental. Pode variar. Eu posso falar 'o nosso governo', que tive a honra de coordenar. Tem muitas formas", afirmou Dilma.
A candidata afirmou também que não via problema em candidatos ligados ao governo federal arrecadarem mais que os da oposição, atribuindo o fenômeno à liderança da maioria deles nas pesquisas. Segundo a assessoria da candidata, ela descansaria à tarde e se prepararia para dar entrevista ao vivo, à noite, ao Jornal Nacional, da Rede Globo.