Frente fria avança e temperaturas seguem baixas no Sul e no Sudeste

Portal Terra

S O PAULO - Depois de Curitiba, Florianópolis e São Paulo terem registrado, nesta quarta-feira, as temperaturas mais baixas do ano, uma frente fria continua a avançar lentamente, nesta quarta-feira, sobre o litoral do Sudeste e promete espalhar muitas nuvens sobre o leste da região.

Segundo a Climatempo, além da presença do ar polar no Sul do país, a umidade também segue elevada principalmente no leste. Por isso, ainda há condições de queda de neve nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No leste do Nordeste, o vento úmido que sopra do mar forma muitas nuvens que deixam o tempo instável inclusive na zona da mata e em parte do agreste. Tempo instável no extremo norte do país.

Sul

O tempo segue instável no leste da Região. No centro-leste paranaense e no Vale do Itajaí em Santa Catarina, o céu fica com muitas nuvens e chove ao longo do dia. No leste catarinense e no leste gaúcho, inclusive em Porto Alegre, o sol aparece pouco entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No interior da Região o céu fica com muitas nuvens, mas o sol aparece e não chove. Geada ao amanhecer no oeste gaúcho e catarinense e no sul e no sudoeste do Paraná.

Nordeste

O ar seco cobre grande parte do interior da Região Nordeste, com isso o sol aparece forte, faz calor e não chove. No norte e no litoral maranhense e algumas nuvens se formam. Na faixa leste da Região que vai do sul da Bahia ao leste do Rio Grande do Norte, o tempo fica instável, com chuva moderada a qualquer hora do dia. A chuva pode ser volumosa principalmente na região do Recôncavo.

Centro-Oeste

A instabilidade diminui e o sol aparece em Mato Grosso do Sul, mas sempre entre muitas nuvens. A temperatura sobe um pouco. O ar seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso.

Sudeste

O céu fica com muitas nuvens e chove a qualquer hora no sul e no leste de São Paulo, inclusive na capital, no Rio de Janeiro, no centro-sul do Espírito Santo e na zona da mata mineira. Chove moderado e o sol aparece em alguns momentos nas demais áreas capixabas e no Vale do Rio Doce. No centro-oeste e no norte paulista e no oeste mineiro o sol aparece e não chove. Nas demais áreas de Minas e de São Paulo o sol aparece entre nuvens e não chove.

Norte

O tempo segue instável, com sol e pancadas de chuva principalmente a partir da tarde no Amapá e no norte do Pará e do Amazonas. Áreas de instabilidade formadas pelo tempo quente e úmido provocam chuva a qualquer hora do dia que podem ser de moderada a forte intensidade em Roraima, mas o sol aparece em alguns momentos. Nas demais áreas da Região o ar seco deixa o tempo firme, com sol e sem chuva. A temperatura cai em áreas do sul da Amazônia.