Florianópolis e Curitiba vivem tarde mais fria do ano

Portal Terra

DA REDAÇ O - A tarde desta quarta-feira foi a mais fria do ano em Curitiba (PR) e em Florianópolis (SC), informou a Climatempo. O frio intenso foi sentido desde cedo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima na capital paranaense foi de 6,8ºC, enquanto a mínima foi de 5,1ºC.

Os termômetros do aeroporto internacional Afonso Pena oscilaram entre 4ºC e 5ºC até as 16 horas. Para o Sistema de acompanhamento meteorológico do Paraná (Simepar), a tarde de hoje pode ser considerada a mais fria dos últimos 10 anos. No Estado, a temperatura só ultrapassou os 10ºC no extremo norte e no litoral.

Em Florianópolis, às 15 horas, os termômetros marcavam 10,4ºC, enquanto a mínima foi de 8,4ºC. Por volta das 11 horas, o aeroporto Hercílio Luz registrava 11º, com ventos de 43 km/h e sensação térmica de 0ºC, com chuva.

Chuva, céu nublado, vento e a presença do ar gelado de uma massa polar extremamente forte fizeram os termômetros baixarem cada dia um pouco mais, desde o início da semana, em todo o Sul do Brasil. A queda de neve desta quarta-feira foi não só mais intensa, mas também ocorreu numa quantidade de cidades muito maior do que ontem.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nevou forte na tarde de hoje em Lagoa Vermelha, na serra gaúcha. A queda de neve foi observada em locais até pouco acostumados ao fenômeno como Horizontina e Três de Maio, no noroeste gaúcho. Nevou e várias cidades serranas e de planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Urubici, a temperatura mínima hoje foi de 5ºC abaixo de zero, sendo a menor registrada na Região Sul.

As condições meteorológicas ainda são favoráveis para a queda de neve na madrugada desta quinta-feira, porém não com a intensidade dos últimos dois dias. A partir de sexta-feira, a temperatura começa a subir no Sul do Brasil, com o afastamento do ar polar intenso. Mas isto não significa calor. O ar se aquece devagar e a sensação de frio vai diminuir bastante com a presença do sol. Mas a noite e o começo da manhã ainda serão gelados em todo o Sul do Brasil até o domingo. Entre a sexta-feira e o domingo, os três Estados devem registrar muita geada ao amanhecer.

Porto Alegre teve a 2ª madrugada mais fria do ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o amanhecer desta quarta-feira foi o segundo mais frio de 2010 em Porto Alegre. A temperatura mínima foi de 2,7ºC. A menor temperatura deste ano na capital gaúcha foi de 2,4ºC, no dia 15 de julho.