Em Bom Jesus da Lapa, Serra propõe apoio a turismo religioso

Davi Lemos, Portal Terra

SALVADOR - Em sua passagem por Bom Jesus da Lapa (BA), onde manteve contato e fez corpo a corpo com centenas de romeiros, o presidenciável tucano, José Serra, propôs a criação de programa específico para apoiar o turismo religioso. Bom Jesus da Lapa é o terceiro maior ponto de peregrinação católica do País, logo após Juazeiro do Norte e Aparecida (BA).

Serra também pontuou a importância do Estado na campanha eleitoral deste ano. "Estou de volta à Bahia, essa terra abençoada, para participar da procissão do Bom Jesus ao lado dos meus amigos Paulo Souto, Nilo Coelho, José Ronaldo e Aleluia. Estamos juntos porque acreditamos que o Brasil pode mais", disse o tucano, fazendo menção ao seu jargão de campanha.

O presidenciável tucano e o candidato ao governo baiano Paulo Souto (DEM) ainda visitaram o santuário onde ficam as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade. "A procissão de Bom Jesus da Lapa é uma das grandes manifestações da fé cristã do nosso povo, e nós não poderíamos deixar de prestigiar essa tradição de mais de 300 anos", disse Souto.

A tradição das procissões à gruta da Lapa remonta a 1691, quando o português Francisco de Mendonça Mar, após partir de Salvador com uma imagem do Cristo crucificado, chegou à gruta localizada às margens do rio São Francisco.