Brasil encontrou o caminho do desenvolvimento, diz Lula

Agência Brasil

BRASÍLIA - Ao comentar os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o país encontrou o caminho do desenvolvimento. Os números, divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho, apontam um total de 41,2 milhões de empregos formais em 2009 um aumento de 1,766 milhão em relação ao ano anterior.

Estamos fazendo o que não acontecia desde 1975, quando entramos em uma crise de desemprego no Brasil, de desativação das atividades econômicas , disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Lula lembrou que nos últimos oito anos o Brasil gerou 14 milhões de empregos formais, enquanto países europeus e os Estados Unidos perderam, apenas em 2009, um montante de 16 milhões de postos de trabalho.

Os setores brasileiros que mostraram maior desempenho foram o de serviços, com a criação de 654 mil novos postos, a administração pública, com 453,8 mil, o comércio, com 368,8 mil, e a construção civil, com 217,7 mil novos empregos.