Baleias dão show e encantam banhistas em Florianópolis

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Quatro baleias-franca deram um espetáculo e se transformaram na grande atração da tarde deste domingo na praia da Solidão, localizada na região sul de Florianópolis. Duas adultas e dois filhotes ficaram várias horas no local e pareciam brincar na água, erguendo a cauda e exibindo as nadadeiras, para chamar a atenção do público.

Em vários momentos, as baleias chegaram muito próximo da praia, fazendo a alegria dos banhistas que aproveitavam o domingo de sol e calor. O espetáculo levou muita gente para a beira mar e também para os morros da região na busca do melhor local para observação. Valia até largar o veículo no meio da rua para não perder a oportunidade de fotografar. "Vim passear com a família na praia e vimos que havia todo esse agito para ver as baleias. Eu nunca tinha visto tantas de uma vez só", comentou a corretora Karina Loch, 34 anos, enquanto os filhos tentavam registrar imagens das baleias. "As crianças adoraram e além disso é tão bonito ficar assistindo".

A temporada das francas no litoral catarinense teve início em julho. No primeiro levantamento sobre a presença dessas espécies na costa, técnicos do Projeto Baleia Franca (PBF) registraram 37 baleias entre Torres (RS) e Palhoça (SC). O mês de setembro é o que habitualmente registra o maior número de baleias-franca na costa brasileira. O PBF estima que em 2010 o número de avistagens supere o de 100 animais na região. O recorde foi registrado em 2006, quando 197 delas foram registrados.