Ar seco predomina em grande parte do país nesta quarta-feira

Portal Terra

S O PAULO - Uma forte massa de ar seco domina as condições do tempo em grande parte do país nesta quarta-feira. Segundo a Climatempo, a onda de ar polar ainda deixa as temperaturas baixas no Sul e em parte do Sudeste. Por isso, as áreas do sul de Minas Gerais e a região serrana da Mantiqueira podem amanhecer com geada. O mesmo fenômeno pode ser observado também nas áreas do sul do Paraná e na região serrana gaúcha e catarinense. No leste do Nordeste, uma frente fria deixa o tempo instável entre o litoral da Bahia até o Pernambuco.

Sudeste

O ar mais seco ganha força sobre todas as áreas do Sudeste, com isso o sol aparece em todos os Estados e não chove. O dia começa com névoa em áreas do leste paulista e do Rio de Janeiro, mas o sol aparece e a temperatura sobe ao longo do dia. No litoral do Espírito Santo, dia com muita nebulosidade e aberturas ocasionais de sol. Ao amanhecer ocorre geada na Serra da Mantiqueira. Os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos no interior da Região.

Sul

O sol aparece em todas as áreas do Sul do País. Faz frio e acontecem geadas ao amanhecer no sul do Paraná e nas Serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O céu fica praticamente azul durante todo o dia e não chove. Nas demais áreas o sol aparece forte, algumas nuvens se formam, mas não chove.

Centro-Oeste

O dia fica ensolarado em toda a região. O ar seco dificulta a formação de nuvens sobre todos os Estados do Centro-Oeste, com isso o sol aparece forte e não chove. A umidade fica baixa nos horários mais quentes do dia.

Norte

Muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia com moderada a forte intensidade no Amapá, em Roraima e no norte do Pará e do Amazonas. No sul do Amazonas e do Pará, no Tocantins, no Acre e Rondônia, o sol aparece forte, poucas nuvens se formam e não chove. A umidade segue baixa em áreas do Tocantins e do sul do Pará. Nas demais áreas, inclusive em Manaus e Belém, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva durante a tarde.

Nordeste

O sol aparece, mas as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva no norte e no litoral do Maranhão e no leste dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Muitas nuvens e chuva fraca no norte da Bahia e no Sertão e Agreste pernambucano. Dia chuvoso em todo o leste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e na zona da mata e litoral de Pernambuco. Nas demais áreas muito sol e calor. No sul do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia, a umidade do ar fica baixa à tarde.