ASSINE
search button

AC decreta alerta por incêndios; focos de calor aumentam 587%

Compartilhar

Portal Terra

DA REDAÇ O - O governo do Estado do Acre decretou, nesta segunda-feira, estado de alerta ambiental por causa dos incêndios em florestas e das queimadas que atingem a região. Os focos aumentaram 587% se comparados ao ano passado, segundo estimativas do governo acreano.

De acordo com o governador Binho Marques (PT), o decreto de alerta foi emitido por causa da iminente possibilidade de desastre. Em 2005, foi decretada situação de emergência em decorrência das queimadas no sul e sudeste do Estado. "Ainda não temos a situação de 2005 e queremos evitar que isso aconteça", disse o governador.

A região leste é considerada de alto risco e crítica para incêndios que podem sair do controle, em virtude dos focos de calor registrados nos últimso meses. O clima seco e a previsão de ventos podem agravar a situação no meio rural e nas cidades.

O decreto de alerta foi elaborado após recomendação do Comitê de Gestão de Riscos Ambientais. Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eufran Amaral, "a fumaça de área urbana é muito prejudicial", porque as queimadas nas cidades envolvem animais mortos, resíduos químicos e outros materiais insalubres.