Frente fria avança sobre o Sul rumo ao litoral paulista

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma frente fria continua a avançar sobre o Sul do país e ao longo desta sexta-feira se desloca para a costa paulista. Segundo a Climatempo, muitas nuvens ainda predominam principalmente em Santa Catarina e no Paraná.

Atrás desta frente fria uma forte massa de ar seco polar avança e deixa as temperaturas bastante baixas no Rio Grande do Sul. Conforme o sistema frontal avança a instabilidade aumenta também no sul de Mato Grosso do Sul. No leste do Nordeste, o vento úmido e persistente que sopra do mar ainda forma muitas nuvens.

Sudeste

Uma frente fria alcança o litoral de São Paulo e provoca chuva a partir da tarde no sul do Estado, mas o sol aparece. No leste paulista, inclusive na capital as nuvens aumentam e, à noite, são esperadas pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas de São Paulo, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o tempo segue seco e não chove.

Sul

Uma frente fria continua avançando sobre a Região. No norte do Paraná ocorrem aberturas de sol e chove a qualquer hora do dia. No centro-leste paranaense, no Vale do Itajaí e na região de Florianópolis chove a qualquer hora. O dia começa com chuva, mas o tempo abre a partir da tarde no oeste do Paraná, no sul e no centro-oeste de Santa Catarina e nas serras do Rio Grande do Sul. Não chove e faz frio nas demais áreas gaúchas, com geada ao amanhecer no oeste do Estado.

Nordeste

O sol aparece entre muitas nuvens e acontecem pancadas de chuva no sul, no leste e no litoral da Bahia, no litoral e na zona da mata entre o Sergipe e o Rio Grande do Norte e no norte e no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão. A instabilidade é maior no litoral e na zona da mata entre o Rio Grande do Norte e o Alagoas. Nas demais áreas do Nordeste, o ar seco predomina e não chove.

Centro-Oeste

As áreas de instabilidade associadas a uma frente fria provocam chuva o dia todo no sul de Mato Grosso do Sul, mas o tempo não fica completamente fechado. Nas demais áreas da Região, o ar seco predomina, o sol aparece na maior parte do dia e não chove.

Norte

O sol aparece entre muita nebulosidade e acontecem pancadas de chuva a qualquer hora do dia em Roraima, no Amapá e na região de Barcelos no Amazonas. O sol aparece o dia todo e não chove no Tocantins, no centro-sul do Pará, no sul do Amazonas, em Rondônia e no Acre. Nas demais áreas da Região, o sol aparece, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia e ocorrem pancadas de chuva principalmente à tarde.