ASSINE
search button

Mar continua avançando e destrói parte de casa em SC em

Compartilhar

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - O mar agitado na costa catarinense causou a queda de parte de mais uma casa na praia do Campeche, localizada na região sul de Florianópolis, nesta segunda-feira. Em dois meses, três residências foram completamente destruídas no bairro depois que o mar avançou sobre as dunas. No Campeche, Armação e Barra da Lagoa, são 76 casas afetadas nos últimos 90 dias.

A alta da maré e a forte agitação marítima das últimas horas deixaram os moradores do bairro em estado de atenção. "Vi despencar tijolos e pedaço de um muro no chão", disse o morador Frederico João Soares, 46 anos. "Acho que o vento forte vai derrubar o resto que está pendurado", afirmou.

Na Armação do Pântano do Sul, o mar chegou a avançar sobre alguns trechos do muro de pedras no início da tarde de hoje. Construída ao valor de R$ 10 milhões para tentar conter a força da água, a estrutura consegue impedir que o mar atinja outras casas. Mesmo assim, as ondas em alguns pontos chegaram a passar sobre as pedras. A obra ainda deve demorar pelo menos dois meses para ser concluída.

A praia da Armação apresenta um cenário completamente distinto do habitual. "Não existe mais nenhuma areia", disse a morada Vera Ghuman, 51 anos. "Tenho medo de que com um tempo muito feio esse muro não aguente", afirmou.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), um ciclone extratropical que se formou no Uruguai deixa o mar muito agitado no Sul do País. Na região de Laguna, no sul do Estado, os ventos passaram dos 90 km/h no início da tarde. Em áreas mais afastadas da costa, as ondas podem chegar a 4 m de altura na nesta noite.