Claudia Andrade, Portal Terra
BRASÍLIA - A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, atribuiu nesta segunda-feira (19) a criação dos medicamentos genéricos ao ex-ministro da Saúde Jamil Haddad. A afirmação foi feita durante discurso da petista em evento do PSB, em Brasília. Haddad, que morreu em dezembro de 2009, foi um dos fundadores do partido.
A implantação dos genéricos é um dos pontos exaltados na campanha do tucano José Serra, principal adversário de Dilma na disputa presidencial. "Eu queria saudar aqui um brasileiro que deu sua grande contribuição, que foi Jamil Haddad, principalmente quando a gente lembra que ele é responsável pela implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) e pela criação dos medicamentos genéricos. É importante atribuir a autoria a quem de direito", discursou.
Questionada por jornalistas após o discurso, a petista disse que alguns processos são desenvolvidos aos poucos, com a participação de várias pessoas. "Cada um dá a sua contribuição. O que não é possível é alguém chegar e dizer: 'olha, foi só eu que fiz¿, porque não foi, na verdade".